

Introdução
O Blogger in Draft é como um laboratório onde são testados os novos recursos do Blogger antes de sua liberação oficial. Sua interface é muito similar à versão oficial, possuindo alguns recursos adicionais. A intenção é manter os recursos em testes durante algum tempo e ouvir os usuários, para só então definir se a nova funcionalidade se tornará oficial.É importante dizer que você pode testar o Blogger in Draft sem medo. Nada será alterado em seu blog e seus artigos serão publicados da mesma forma. Além disso, você pode voltar ao Blogger oficial a qualquer momento.
Como acessar
É muito simples acessar o Blogger in Draft. Basta acessar o site http://draft.blogger.com e informar o mesmo usuário e senha com que você acessa o Blogger oficial. Você será levado a uma página muito similar à oficial:
Nesta página inicial, a diferença é bem sutil. Somente o logotipo diferente e outros pequenos detalhes mostram que você não está no Blogger oficial.
Note que na parte superior da tela existe uma caixa “Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão”, que vem desmarcada. Se você a marcar, da próxima vez que acessar o endereço http://www.blogger.com, você será levado ao Blogger in Draft. Para desativar o recurso, basta desmarcar a caixa.
As diferenças
As novidades atuais do Blogger in Draft estão no editor de postagens do Blogger. Por isso, hoje ele é útil para quem faz seus posts diretamente no Blogger, e não utilizando uma ferramenta como o Windows Live Writer.Abaixo está uma comparação entre os dois editores.
Blogger original

Blogger in Draft

Uma dica importante: se preferir, você já pode utilizar o novo editor mesmo no Blogger oficial, com quase todas as funcionalidades do Blogger in Draft. Para isso, basta entrar em “Configurações” / “Básico” e marcar a opção “Editor atualizado” em “Selecionar editor de postagem”.
Abaixo estão as funcionalidades que só existem na nova versão do Editor:
1. Mais opções para edição do texto

- Botões para desfazer e refazer as edições do texto.
- Formatação de texto tachado (exemplo:
teste). - Formatação de cor de fundo do texto.
- Botão para limpar toda a formatação feita no texto.
2. Inserção de imagens


A inserção de imagens foi melhorada em relação à versão original. Você pode inserir imagens diretamente dos álbuns do Picasa. Também pode escolher em qual álbum do Picasa a imagem será adicionada.
Após inserir a imagem, você escolherá as opções de tamanho e posição.
3. Inserção de vídeos


4. “Jump Break”

Para separar o resumo do texto completo, basta clicar no botão “Inserir jump break” onde você deseja a separação.

O texto que será exibido em seu blog após o resumo pode ser alterado entrando em “Layout” / “Elementos de Página” e clicando em “Editar” nas “Postagens do Blog”. O texto desejado deve ser colocado na opção “Texto do link da página de postagem:”.
Dica importante: se você usa o Windows Live Writer, é só adicionar o código onde o texto será separado.
Caso o recurso não funcione corretamente, você pode ter que fazer uma alteração em seu template, conforme descrito em http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?answer=154172.
5. Definir / traduzir


Se você já tiver selecionado uma frase ou palavra em seu texto, ela será trazida automaticamente para essa tela. Se não, você pode digitar a palavra diretamente nessa tela. Nela, você pode encontrar definições da palavra ou traduzi-la para outros idiomas.
6. Adicionar local (barra inferior)

Ao clicar nessa opção, você pode selecionar um local no Google Maps relacionado ao seu artigo. Quando o artigo for publicado, haverá um link para aquele local. Ao clicar nele, será exibido Google Maps, posicionado naquele local.
7. Data e hora da postagem (“Opções de postagem” na barra inferior)

O Blogger oficial considera como horário da postagem o momento em que o artigo foi salvo pela primeira vez. No Blogger in Draft, é considerado o momento em que o artigo foi publicado, desde que essa opção esteja em “Automático”.